E ae Galera!!

Esse é o Blog do Canal Games Indie e eu sou o Bruno, aqui tentarei trazer notícias, vídeos, analises, tutoriais e mais um montão de coisas que no canal do youtube não tem como eu trazer! Ou seja mais conteúdo pra quem gosta do Canal!!

Desenvolvimento de Games - Tutorial de Unity 3D # 5 - Variáveis, Se e Controle Simples

E ae galera,

Chegamos a nossa 5ª aula e nela irei dar continuidade aos scripts mostrando agora pra vocês o conceito de Variáveis e Estruturas de Decisão e no fim da aula criar um controle simples de personagem em ambiente 3d usando esses conceitos segue ai o código que fiz no fim da descrição e os link pra quem prefere baixar.




Script em .Js: http://dl.dropbox.com/u/30239948/scripts/ScriptAula5.js (Esse é so vc importar direto para o Unity 3D)

Script em .Txt: http://dl.dropbox.com/u/30239948/scripts/ScriptAula5.txt (Esse vc tem q copiar o texto e colar no seu arquivo JavaScript do Unity 3D)

Site para download do Unity 3D: http://unity3d.com/unity/download

Twitter: https://twitter.com/Brun0CC
Blog: canalgamesindie.blogspot.com

Canais Parceiros:


Script da aula do vídeo:

#pragma strict
var velocidadeFrente : float;
var velocidadeCima : float;
var velocidadeLado : float;

function Start () {


}

function Update () {
velocidadeCima = 30*Time.deltaTime;
velocidadeFrente = 50*Time.deltaTime;
velocidadeLado = 40*Time.deltaTime;

if(Input.GetKey("w"))
{
transform.Translate(0,0,velocidadeFrente);
}
if(Input.GetKey("s"))
{
transform.Translate(0,0,-velocidadeFrente);
}
if(Input.GetKey("a"))
{
transform.Translate(-velocidadeLado,0,0);
}
if(Input.GetKey("d"))
{
transform.Translate(velocidadeLado,0,0);
}
}

13 comentários:

  1. Bruno, muito legal as suas video aulas, tô aprendendo muito. Agora eu queria saber se vc possui alguma tutorial de como fazer games em 2D/2.5D

    ResponderExcluir
  2. oi.sou um aprediz seu eu estou tendo algums probleminha com meu projeto irei gravar uma videos resposta de deixarei o link aki

    ResponderExcluir
  3. http://www.youtube.com/watch?v=9VaUeWCI5yw tai o video meu email é gustavofsa11@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. ae kra eu qria saber como eu posso participar desse forum? tenho alguns conhecimentos e tals

    ResponderExcluir
  5. Ola meu to vendo suas video aulas e talz mas queria saber se tem como mudar a roupa o cabelo eo resto do personagem na video aula Responde no email gabrielconti14@gmail.com vlw

    ResponderExcluir
  6. eae cara gostei d+ desse video! Da 1º até esse video foi tudo nota 10 aprendi certinho mais tenho uma duvida pq quando tava ti acompanhando na parte do if (input.getkey("a")) ai salvei q nem vc fez ai fui aperta play e apareceu All compiler errors have to be fixed before you can enter playmode! traduzindo erros do compilador tem de ser fixado antes de entrar modo de reprodução! então u q eu fiz de errado?
    obs: quando eu escrevi getkey não apareceu aquela lista q nem apareceu no seu do video!!

    ResponderExcluir
  7. bruno, faz videos esoetaculares.
    durante julho vou publicar um video na minha página, bigadão amigo
    http://allwayscorporation.webs.com/

    ResponderExcluir
  8. bruno, faz videos esoetaculares.
    durante julho vou publicar um jogo (peco desculpa pelo erro) na minha página, bigadão amigo
    http://allwayscorporation.webs.com/

    ResponderExcluir
  9. Eu queria criar jogos ou app para smartphone, tem como pelo unity?

    ResponderExcluir
  10. Bruno, seu script não funcionou no meu unity, talvez porque eu esteja usando a ultima versão dele(4.3.0f4) então pra não ter que baixar o unity da mesma versão que o seu criei outros scripts:
    1°script:
    var speed : float;

    function Update () {
    speed = 20*Time.deltaTime;
    if(Input.GetKey("w"))
    {
    transform.Translate(0, 0, speed);
    }if(Input.GetKey("s"))
    {
    transform.Translate(0, 0, -speed);
    }if(Input.GetKey("a"))
    {
    transform.Translate(-speed, 0, 0);
    }if(Input.GetKey("d"))
    {
    transform.Translate(speed, 0, 0);
    }
    }


    2°script:

    #pragma strict

    function Start () {

    }

    function Update () {
    if(Input.GetKey(KeyCode.W) === true){
    transform.position.z += 5*Time.deltaTime;
    }if(Input.GetKey(KeyCode.S) === true){
    transform.position.z += -5*Time.deltaTime;
    }if (Input.GetKey(KeyCode.A) === true){
    transform.position.x += -5*Time.deltaTime;
    }if (Input.GetKey(KeyCode.D) === true){
    transform.position.x += 5*Time.deltaTime;
    }
    }


    tem algum problema ou eu vou ter que baixar a versão do seu unity e copiar seu script?

    ResponderExcluir
  11. Gosto muito da suas aulas mas n ta dando certo sera q e a versão do unity ?

    ResponderExcluir